Visando compreender a relação entre a síndrome de burnout e o exaustivo trabalho docente, uma revisão integrativa da literatura foi conduzida entre abril e julho de 2023, utilizando as bases de dados BVS e PubMed. Os resultados obtidos evidenciam a necessidade de aprofundar o conhecimento sobre a rotina desgastante vivenciada pelos professores em instituições de ensino superior, bem como a realidade dessas instituições, para entender os fatores que os colocam em risco de desenvolver burnout.
A pesquisa revela que a implementação de estratégias preventivas e de intervenção é crucial para garantir um ambiente de trabalho saudável e reduzir a incidência da síndrome de burnout entre os docentes. A criação de espaços de diálogo, o incentivo ao desenvolvimento profissional, a valorização do trabalho docente e a promoção de atividades de bem-estar são algumas das medidas que podem ser adotadas para mitigar os efeitos do estresse e da exaustão profissional.
Em suma, a compreensão da relação entre a síndrome de burnout e o trabalho docente no ensino superior é fundamental para a promoção da saúde e do bem-estar dos professores. A adoção de medidas preventivas e de intervenção eficazes pode contribuir para a criação de um ambiente acadêmico mais saudável e produtivo, beneficiando tanto os profissionais quanto as instituições de ensino.
Síndrome de burnout em professores do ensino superior: uma revisão integrativa