Neurocirurgias
+ 20.000 realizadas
Consultas
+ 120.000 realizadas
Teleatendimentos
+ 20.000 realizados

Preservação auditiva com abordagem transtemporal retrolabirintiva para schwanoma vestibular: nota técnica

O Schwannoma vestibular (SV), um tumor benigno que afeta o nervo craniano responsável pela audição e equilíbrio, tem se tornado cada vez mais diagnosticado nas últimas décadas. Esse aumento se deve, em parte, à maior disponibilidade e uso de exames de imagem, como ressonância magnética, que permitem a detecção precoce da doença, mesmo em sua fase assintomática.

Apesar de ser uma neoplasia benigna, o SV pode causar perda auditiva neurossensorial, zumbido e disfunção vestibular, impactando significativamente a qualidade de vida do paciente. A maior conscientização sobre os sintomas otovestibulares também tem contribuído para o aumento do número de diagnósticos.

Embora a incidência do SV tenha apresentado um pico entre 2003 e 2005, estudos recentes indicam uma redução progressiva, possivelmente relacionada à estabilização do uso de exames de imagem e ao maior conhecimento sobre a doença. No entanto, com o aumento da expectativa de vida da população, é provável que o número de casos continue a crescer, tornando o diagnóstico precoce e o tratamento adequado ainda mais importantes para garantir a qualidade de vida dos pacientes afetados por essa condição.

Preservação auditiva com abordagem transtemporal retrolabirintiva para schwanoma vestibular: nota técnica